quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cientistas criam olho usando células-tronco!!!!

Resultados do trabalho mostram que desenvolver um complexo órgão humano em uma placa Petri, embora ainda seja algo distante, não é mais restrito aos filmes de ficção científica

Publicado em 07/04/2011, às 07h08

Do JC Online

PARIS - Em uma conquista sem precedentes no mundo da medicina regenerativa, um grupo de pesquisadores japoneses conseguiu pela primeira vez desenvolver um protótipo de olho a partir de células-tronco de um mamífero, de acordo com um estudo publicado na última quarta-feira (6) na revista Nature.
Os resultados do trabalho mostram que desenvolver um complexo órgão humano em uma placa Petri, embora ainda seja algo distante, não é mais restrito aos filmes de ficção científica. Mais importante ainda, o estudo aponta o caminho de novos tratamentos para doenças que provocam cegueira, e mesmo a possibilidade de um dia devolver às pessoas cegas a visão através de retinas geradas a partir das células-tronco dos próprios pacientes, segundo especialistas.
Em experimentos de laboratório com ratos, a equipe coordenada por Yoshiki Sasai, do Riken Center for Developmental Biology, em Kobe, no Japão, começou a trabalhar com células-tronco pluripotentes, capazes de se transformar em qualquer tipo de célula especializada do organismo.Até então, as células-tronco eram vistas principalmente como fonte potencial de reconstituição de tecidos danificados dos músculos e de órgãos como o coração e o fígado. Desenvolver um grupo de células mais complexas, ou mesmo um órgão inteiro, entretanto, era sempre associado a interações químicas complexas com os tecidos vizinhos, o que tornaria o processo virtualmente impossível. Mas, utilizando novas técnicas de laboratório, Sasai e seus colaboradores conseguiram fazer com que células-tronco embrionárias de ratos se transformassem em uma cúpula óptica, estrutura que dá origem à retina do olho.
A descoberta é especialmente relevante para pacientes de um grupo de doenças oculares genéticas, conhecidas como retinitis pigmentosa, que pode levar à cegueira. A doença danifica a retina, camada de tecido no fundo do olho que converte imagens de luz em sinais nervosos e os envia ao cérebro.Pacientes com retinitis pigmentosa sofrem uma perda gradual da visão, porque as células foto-receptoras definham e morrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário