quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas de Leitura!!!!

Segue abaixo, dicas de leituras agradáveis sempre usando temáticas de história, política, sociedade, cultura e áreas afins.

As duas Argentinas de Emanuel da Veiga, Série Princípios, Ed. Ática, trata de uma Argentina pouco abordada nos meios acadêmicos e políticos. Uma Argentina que no final do séc. XVIII, assumia um posto importante entre as nações da América Latina. Isto ocorrido em função da crise da mineração e do avanço do liberalismo a partir de uma dura luta interna que faz surgir enfim uma nova Argentina.

Manuscritos Econômicos - Filosóficos de Karl Marx - Ed. Martin Claret. Grande pensador e filósofo de ideais revolucionários, Marx foi autor de clássicos que são lidos e discutidos até hoje. dentre estes: O Capital. O livro aqui indicado - Manuscritos econômicos - filosóficos - é uma clássico da literatura política e econômica, em sua maioria foi escrito por Marx na sua juventude, abordando temas bastante polêmicos como a religião na Alemanha, observado neste trecho de sua obra em questão: " ...o homem faz a religião; a religião não faz o homem. Relata assim, a dependência emocional que o homem tem em relação a religião, principalmente na Alemanha. Também trabalha neste livro com duras críticas ao domínio do capital sobre o trabalho, o acumulo de capitais, concorrências entre capitalistas, a propriedade privada, entre outros.

A Era das Revoluções (1789 - 1848 ) de Eric J. Hobsbawn, Ed. Paz e Terra, é um dos clássicos escritos por Hobsbawn. Este livro faz parte de sua coletânea ( Era do Capital, Era dos Impérios e Era dos Extremos ). Era das Revoluções, aborda duas grandes revoluções na história da humanidade: Revolução Francesa e Industrial que transformaram o mundo para sempre. Uma de cunho ideológico que abriu caminho para uma nova análise da filosofia, religião, as artes... e a outra fortaleceu e consolidou um sistema que perdura até hoje, que é o capitalismo. Assim, determina suas análises no surgimento do poderio dos países capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário