quarta-feira, 18 de julho de 2012

Número de candidatos disputando cargos municipais cresce 17% em Pernambuco!!!!



c875b59f4e1a774b7ff92dfa48afe0f1.jpg
Estado é o terceiro maior do Nordeste em número de candidaturas
Ilustração: Kéziah Costa/NE10

Jéfte AmorimDo NE10
Mesmo com o atraso da Justiça Eleitoral na divulgação dos dados finais para o pleito deste ano, o cenário político para a votação do dia 7 de outubro já se define em Pernambuco. Na última atualização do portal de divulgação das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DivulgaCand2012, às 16h23 desta quarta (18), 15.958 candidaturas haviam sido registradas, a grande maioria para as câmaras municipais, somando 14.923 aspirantes a vereador.
Em comparação com os demais estados no Nordeste, Pernambuco é o terceiro com o maior número de candidatos, ficando atrás apenas da Bahia (34.624) e do Maranhão (17.933). Em relação à última disputa municipal, o acréscimo de candidatos disputando uma vaga é de pouco mais de 17%. Já o aumento de eleitores é mais modesto, um pouco maior que 3,7%, totalizando 6.494.273 de pernambucanos obrigados a irem às urnas.

Na divisão partidária de candidaturas por cargo, o PSB, do governador Eduardo Campos, é o que mais detém registros no estado. São 110 políticos concorrendo às prefeituras pernambucanas e 1451 concorrendo às câmaras municipais pela sigla. O PT vem logo em seguida, com 50 representações para o executivo e 1031 para o legislativo. No extremo oposto da lista, o PSTU é a legenda com menos candidatos, tendo um a prefeito e 7 a vereadores.
Entre prefeitos, a proporção da disputa é de 2,8 candidato por vaga. O número fica em 2,82 para vice-prefeitos e 7,26 para vereadores
Dos 28 partidos que brigam por uma vaga nos cargos eletivos nas cidades do estado, apenas o PTN e o PSDC não têm candidatura própria para pelo menos uma prefeitura. Um dado que surpreende, no meio desse mar de siglas e números, é a quantidade de adeptos pleiteando um cargo pelo recém-criado PSD. Com registro liberado pela Justiça Eleitoral no fim do ano passado em meio a diversas polêmicas, a legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem 806 candidaturas para câmaras e 37 para prefeituras municipais.

Políticos entre 45 e 59 anos são a maioria massiva, e os homens ainda dominam as vagas por cargos. Numa análise comparada, o gênero masculino ainda é responsável pela ocupação de 74,92% dos registros enviados ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Quando o assunto é estado civil, os casamentos estão presentes na vida de boa parte dos candidatos, especialmente entre aspirantes a prefeito, entre os quais 73,18% são casados.

Para a ocupação, a informação mais interessante está nas chapas que concorrem às prefeituras, em um curioso “casamento laboral”. O empresariado tem o posto profissional de maior recorrência entre os que disputam o pleito para prefeito, mas estão quase sempre ao lado de agricultores para as vice-prefeituras. São os agricultores, também, os mais presentes na corrida pelo legislativo municipal, somando 2.424 registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário