quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeito de Glória do Goitá boicota início da Campanha Salarial 2012!!!

O prefeito de Glória do Goitá, Djalma Paes, boicotou o inicio da campanha salarial dos municípios do interior. Ele não compareceu a reunião marcada para a última quinta-feira (02) – nem justificou ou marcou nova data – com o Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro Pe), onde deveria dar uma resposta sobre a pauta entregue pelos professores em janeiro.
Durante a mobilização, a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação tentou desqualificar e intimidar a representação sindical e a comissão de base, eleitas de forma democrática ela categoria. Como resposta, a entidade está articulando ações de protesto para divulgar à sociedade gloriense a postura da gestão municipal, que desrespeita os princípios democráticos.
Os principais pontos da pauta de reivindicações da campanha salarial dos municípios são a aplicação do piso salarial nacional do magistério, com o reajuste previsto para este ano que é de 22,23% (índice estabelecido pelo custo aluno proposto pelo MEC); a regulamentação das aulas atividades em 30% da carga horária; o estabelecimento de planos de cargos e carreiras onde não houver acordo; e a valorização do professor através de programas de formação continuada.
No dia 13 de janeiro, a diretoria do Sinpro e mais três professores – membros da comissão de base – reuniram-se com o Prefeito do município, Djalma Paes para entregar a pauta de reivindicações. Na relação, a categoria pede pagamento do retroativo de 7%, referentes ao reajuste do piso de janeiro a dezembro de 2011, a aplicação dos 15% para professores em exercício do magistério, aumento do percentual e deslocamento do reajuste de 2010, nomeação dos professores aprovados em cadastro de reserva no concurso de 2010 (a comissão exigiu que fosse divulgada a relação dos aprovados a serem nomeados); proposta de desenvolvimento tecnológico (entrega de notebooks ou tablets aos professores), aplicação de 1/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos (Art. 2º, parágrafo 4º da lei do piso), prestação de contas dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2009 a 2011 e convocação para eleição para a formação do nosso conselho do Fundeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário