sábado, 21 de abril de 2012

Com Rands, Mendonça lidera na corrida pela Prefeitura do Recife!!!


Terceiro levantamento IPMN/JC mostra que se João da Costa for candidato, ele aparece em empate técnico com candidato do DEM


 / Foto: Mariana Guerra/Acervo JC Imagem

Foto: Mariana Guerra/Acervo JC Imagem

Recém-inscrito na prévia no PT que definirá o candidato do partido à Prefeitura do Recife, o deputado federal Maurício Rands larga em terceiro lugar na briga pela sucessão do prefeito João da Costa (PT). É o que revela a nova rodada da pesquisa realizada nos dias 16 e 17 deste mês pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio, sobre o cenário eleitoral na capital pernambucana. Na simulação em que o secretário estadual de Governo é colocado como candidato do PT, ele aparece com 6% das intenções de voto. Nesse quadro, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) lidera, com 23%, seguido pelo também deputado Raul Henry, que aparece com 12%.

No total, foram pesquisados quatro possíveis cenários para o pleito de outubro. Em dois deles, quando João da Costa é inserido como candidato do PT, ele aparece na frente, com 21% das intenções de voto em ambos os casos (veja quadro nesta página). No entanto, devido à margem de erro do levantamento, que é de 3,5% para mais ou para menos, em um dos cenários há um empate técnico com Mendonça Filho (DEM), que registra 19%. Em outro quadro em que disputa com o prefeito, o candidato do DEM aparece com 15% das intenções de voto.
Na última simulação, a vaga de candidato do PT é ocupada pelo deputado federal João Paulo. Ex-prefeito do Recife por dois mandatos (2000-2004 e 2005-2008), embora ele já esteja declaradamente fora do páreo – desistiu de disputar a prévia e manifestou apoio ao nome de Rands, na semana passada –, ainda surge com a maior pontuação apurada pela amostragem: 36% das intenções de voto.
Em três dos quatro cenários simulados pelo IPMN, a terceira colocação disputa fica com o deputado federal peemedebista Raul Henry. Já o pré-candidato do DEM obtém uma melhor pontuação nos cenários em que não estão colocados o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o ex-deputado Raul Jungmann (PPS). O deputado estadual Daniel Coelho, pré-candidato do PSDB, também marca mais pontos percentuais quando Armando não está presente.
ESPONTÂNEA - Embora o ex-prefeito João Paulo tenha desistido de disputar a indicação do PT para concorrer ao cargo, seu nome ainda é o mais presente na memória do recifense. Na pesquisa espontânea – na qual o entrevistado é questionado sobre em quem votaria para prefeito, sem receber o auxílio de uma lista de nomes –, João Paulo é citado por 25%, contra 12% que se manifestaram em favor de João da Costa. O terceiro mais citado foi Mendonça Filho, com 7% das preferências, seguido por Raul Henry, com 3%.

Nesse quesito, Maurício Rands recebeu apenas 2% das citações, empatado com Armando Monteiro Neto. Em último, aparece Raul Jungmann, com apenas 1% das citações espontâneas. Vários nomes foram citados com percentual menor que 1%, enquanto 3% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo. Outros 30% dos entrevistados, porém, não souberam ou não quiseram citar qualquer nome.

FONTE: SITE NE10

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia!!!

Povoado do Nepal 'olha para baixo' para ver o céu, diz artista Anton Jankovoy.

Um fotógrafo ucraniano retratou a vida a 2,2 mil metros de altura, em um povoado do Himalaia.
Vivendo em meio às nuvens e com vista para as montanhas do Monte Everest, os 3,5 mil habitantes de Nagarkot, no Nepal, vivem de colheitas de subsistência e da criação de gado.
O fotógrafo Anton Jankovoy passou quase um ano no Nepal e considera Nagarkot - localizada a 32 km da capital, Katmandu - seu 'lugar favorito'.
'O cenário é estonteante, e, para aquelas pessoas, viver nas nuvens é algo normal, apesar de parecer extraordinário para nós', afirma. 'A maioria das pessoas precisa olhar para cima para ver as nuvens, mas eles têm de olhar para baixo. Para mim, é o paraíso.'
Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia 
(Foto: Caters)Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia (Foto: Caters)
Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia 
(Foto: Caters)Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia (Foto: Caters)
Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia 
(Foto: Caters)Fotógrafo retrata vida 'nas nuvens' de povo do Himalaia (Foto: Caters)
 
FONTE: SITE G1

 

Professores de Glória do Goitá fazem assembléia!!!!!

O Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro-PE) convoca todos os professores de Glória do Goitá para uma assembléia geral no dia 13 de abril, às 14h, na Escola Cinecista Dom Miguel, na mesma cidade. Objetivo da convocação é a apresentação da resposta sobre a pauta de reivindicações do Sinpro-PE que a prefeitura deu à categoria e exigir a implementação da lei do piso.
Em janeiro deste ano, o Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco – Sinpro-PE e Prefeitura de Glória do Goitá iniciaram as negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2012. A prefeitura se prontificou a entregar um parecer levando em consideração os aspectos legais e financeiros da pauta no dia 02 de fevereiro de 2012. Infelizmente o acordo não foi cumprido. Nenhuma justificativa foi apresentada. As respostas esperadas só vieram no final de março.
Entre os principais pontos das reivindicações, estão:
- Pagamento do reajuste do piso retroativo de janeiro a dezembro de 2011 para todas as faixas salariais
- Regulamentação da aula-atividade para todos os contratos e cargas-horárias
- Transparência da prestação contas do FUNDEB
- Convocação de eleições para formação do novo conselho do FUNDEB.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Faculdades pernambucanas são acusadas de cobrar taxas indevidas aos alunos!!!!!


718829cf1927e7228d1abf0f07f95ace.jpg
As quatro instituições afirmaram que ainda não foram notificadas pela Justiça sobre as ações e se defenderam das acusações
Fotos:Internet

Mariana Dantas Do NE10
Quatro faculdades particulares de Pernambuco são acusadas pelo Ministério Público Federal em Pernambuco de cobrar irregularmente dos seus alunos taxas de serviço como expedição de diploma, certidão de conclusão de curso e de colação de grau, realização de segunda chamada, entre outros documentos. O órgão ingressou com ações civis públicas na Justiça contra a Faculdade Luso-Brasileira (Falub); Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso); Faculdade Joaquim Nabuco e Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda (Facottur).

De acordo com o MPF, as faculdades não podem receber por serviços decorrentes da própria prestação educacional. Nesses casos, o custo deve ser de responsabilidade exclusiva dos estabelecimentos. A única exceção que permite a cobrança de taxa é para solicitação de segunda via dos documentos.
Ainda que a cobrança das taxas estejam previstas em contrato, as cláusulas são nulas, segundo o MPF, por conterem obrigações abusivas que colocam o consumidor, nesse caso o aluno,  em desvantagem, o que é vedado pelo Código de Defesa ao Consumidor.

O Ministério Público informou ainda que, antes de ingressar com as ações na Justiça, enviou recomendações para as faculdades para que não praticassem a cobrança das taxas.

RESPOSTAS -
As quatro instituições afirmaram que ainda não foram notificadas pela Justiça sobre as ações e se defenderam das acusações.

O diretor da mantenedora da Faculdade Luso-Brasileira (Falub), Mauri Costa, disse que a instituição nunca cobrou taxa para expedir diplomas e, desde que recebeu a recomendação do Ministério Público, no segundo semestre de 2010, deixou de cobrar qualquer tipo de serviço. "Aceitamos a recomendação e, desde então, não cobramos nada ao aluno, além da mensalidade. Vale ressaltar que as nossas taxas não eram altas, cerca de R$ 10, e só eram cobradas aos estudantes que, através de requerimento, solicitavam serviços que fugiam da rotina da faculdade. Muitos requerimentos, por exemplo, eram de ex-alunos que solicitavam documentos antigos, que exigiam pesquisa e tempo dos nossos funcionários", explicou o diretor.

A assessoria da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda (Facottur) disse que a instituição também suspendeu a cobrança de taxa desde que recebeu a recomendação do MPF, em 2011.

Em nota divulgada à imprensa, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) afirmaram que respeitam a lei e que as acusações do Ministério Público são infundadas. "A direção das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) vem a público informar que está plenamente respaldada na Portaria do MEC n0 40/2007, artigo 32 e incisos, que estabelece as diretrizes de funcionamento para as instituições de ensino superior. Todas as 15 taxas referentes à primeira via de documentos são gratuitas (...) Ao ser oficiada pelo Ministério Público Federal, em 2011, a direção da instituição apresentou, em detalhes, todos os documentos necessários à contestação das alegações do referido órgão, não restando qualquer dúvida quanto a legalidade das cobranças", traz a nota.
Já Grupo Ser Educacional, mantenedor das Faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco, informou que não existe a cobrança de taxas abusivas nas instituições e que os serviços são cobrados de acordo com as normas regulares previstas em contrato. "No caso da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Recife, o Ministério Público Federal moveu ação civil pública, visando impedir a cobrança das taxas. Todavia, o juiz da  7ª Vara Federal da Seção  Judiciária de Pernambuco, indeferiu o pedido de liminar e, no mérito, sentenciou pela improcedência dos pedidos do Ministério Público, ou seja, reconheceu a legalidade da cobrança das aludidas taxas. Quanto à Faculdade Joaquim Nabuco, há igualmente ação civil pública tramitando na 10ª Vara Federal, todavia, por decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a cobrança é legítima e, portanto, deve permanecer até decisão final de mérito", informa a nota divulgada à imprensa.

FONTE: SITE NE10

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Imagens de uma igreja da Macedônia brilham e padre fala de milagre!!!!


82d48e6541b9970fcd0759f15566cb5a.jpg
As imagens e os afrescos começaram a brilhar sem explicação aparente
Foto: Filip Popovski / AFP

Centenas de habitantes da cidade de Skopje estão fazendo fila diante da igreja Sveti Dimitrije para ver as imagens e os afrescos que começaram a a brilhar sem explicação aparente, um fenômeno que o pároco loal não hesita em classificar de milagre.

"É realmente um milagre, começou o domingo na parte central da igreja, onde a cor dourada predomina, e o fenômeno continua", contou o padre Dimce Malinov, acrescentando que as imagens começaram a brilhar como se uma mão invisível as estivessem polindo.

"Primeiro aparece uma cor vermelha que se transforma em dourado. Podemos ver as imagens ficarem limpas de cima para baixo", acrescentou.

O chefe da Igreja ortodoxa macedônia (MPC), arcebispo Ohrid Stefan, visitou no domingo a igreja de Sveti Dimitrije, do século XVIII, para observar o fenômeno. O El MPC, contatado pela AFP, negou-se, no entanto, a comentar o evento.

A ex-república iugoslava da Macedônia é um país de dois milhões de habitantes. Aproximadamente 80% da população é de religião ortodoxa.

Fonte: AFP

terça-feira, 3 de abril de 2012

Luciano Siqueira defende pauta de solicitações do Sinpro!!!!

O Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco, Sinpro, começou, nesta segunda (dois de abril), o processo de negociação com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco, Sinepe. A informação é do deputado Luciano Siqueira, do PCdoB. O parlamentar destacou no Plenário da Assembleia a pauta dos trabalhadores da educação privada.
O documento é composto por cinco pontos: piso salarial unificado para os professores, independente do grau de ensino que lecionam; reajuste salarial de 10% para aqueles que recebem acima do piso; adicionais por curso de pós-graduação, especialização, mestrado, e doutorado, assegurados a todos os professores; proibição do contrato de estagiários para o exercício profissional; complementação do benefício previdenciário de auxílio doença, acidente de trabalho e direito ao vale-refeição.
Luciano Siqueira ressaltou que, se há crescimento econômico em Pernambuco e expansão das atividades educacionais privadas, é natural que os profissionais da área também desejem melhorar sua situação. Para ele, a pauta é justa e oportuna. (L.R.)
 

Reajuste dos servidores do Recife é aprovado!!!

Boa notícia para os servidores do Recife. Os vereadores da cidade confirmaram, durante reunião extraordinária na manhã desta terça-feira (3), o reajuste de 7,35% para os servidores municipais. O aumento salarial será concedido a partir do mês de julho.
O encontro da manhã desta terça foi liderado pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Apesar de aberta ao público, a reunião não permitiu a alteração do parecer, e representantes dos guardas municipais, dos auditores fiscais e advogados do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) apenas ouviram a leitura do relatório.
O Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos auditores fiscais será avaliado por um grupo com oito componentes do Poder Executivo Municipal: quatro membros do governo e quatro da Assossiação de Auditores (Afrem).
Qualquer plano de reajuste salarial só poderá entrar em vigor se publicado no Diário Oficial com até 180 dias antes das eleições. Este prazo se encerra na próxima sexta-feira (6), o que significa que a aprovação só poderia acontecer até a próxima quarta-feira (4).

FONTE: BLOG DO JAMILDO!!!!